Servir deve ser o desejo de todo o Cristão Fomos salvos pela graça de Deus, sem nada pagar em troca. Mas não significa que agora, uma vez salvos, não iremos fazer nada. Cada cristão deve procurar, com insistência, entender quais os dons espirituais que Deus lhe deu e em que esfera de serviço Deus quer que Ele trabalhe. Cada cristão foi salvo para ser um servo (diácono) de Deus.
O que é Um diácono?
A palavra "diácono" foi transliterada da palavra grega "diakonos" (muitas vezes traduzida por "ministro" ou "cervo"). Basicamente, diakonos é um servo, e frequentemente um servente de mesas, ou garçom. Nos tempos helenistas veio também a representar certos oficiais do culto ou do templo; como que prevendo o uso tecnico cristão posterior. O sentido mais geral é comum no NT, quer se refira a servos reais (Mt 22.13), quer se refira a um servo de Deus (1Ts 3.2). Numa unica passagem, Paulo descreve Epafras como "diácono" de Cristo, e a si mesmo como "diácono" do Evangelho e da Igreja (Cl 1.7,23,25). Outros exerceram certa diakonia para com paulo (At 19.22; cf. em Fm 13). Se por um lado diakonia é a marca da Igreja inteira é igualmente um dom especial a ser exercido por aqueles que o possuem (Rm 12.17; 1Pe 4.11).
O Diácono é alguém que usa os seus dons espirituais para fazer os serviços que Deus designou que ele faça, na vida diária da igreja ou nas reuniões; no ministério da Palavra ou na pregação do Evangelho; em serviços materiais ou em serviços espirituais.